Apresentação

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Projeto Experimental apresentado para a disciplina LSL, ministrada pela professora Cássia Torres, do curso de Comunicação Social/Produção Editorial das Faculdades Promove de Belo Horizonte.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Comunicação Organizacional

Este tipo de trabalho propõe a associação da Comunicação Organizacional à imagem institucional da marca e ao produto uma vez que a discussão desse tema traz efeitos no contexto dos resultados do produto, em um determinado mercado, envolvido por sua marca, associando a si qualidades intangíveis que provem da imagem percebida da instituição que o produz/fornece pelo público de interesse. Não tem como pensar em organização sem consumidores e sem o produto sendo que o mesmo é visto como objeto de uma organização, nesse caso tratando a inter-relação como implícita. A comunicação organizacional vem com intuito de compreender os processos de formação da cultura organizacional, ativando suas características. Para isso, é necessário refletir sobre a formação da identidade corporativa manifesta nos processos sociais percebida no interior dessa organização e nas formas de compreensão de si mesma. Propõe-se o estudo da relação entre a cultura organizacional, identidade corporativa e a imagem institucional, podendo colaborar para a compreensão dos processos inter-relacionais das organizações com seus diferentes públicos, em especial os chamados colaboradores, responsáveis por construir, de dentro para fora, a imagem percebida pelo consumidor. O desenvolvimento dessas atividades seria direcionado a um estudo de comportamento das organizações, estimulando-as a conhecer os reflexos da comunicação organizacional sobre a posição de mercado da organização. Avalia-se uma organização considerando seu contexto, no qual podem ser encontrados inúmeros fatores condicionantes. Fator importante e de total relevância é a concorrência deve ser entendido; bem como a comunidade, as políticas do governo e a imprensa. Nessa política de análise de cenários, deve-se levar em consideração os vetores da organizaçãoem análise. Afinal para que tudo siga lado a lado é necessária a aculturação das tecnologias, indo ao encontro de uma sólida ponderação sobre o que é a organização. Referente à comunicação interna, ela desenvolve seus modelos de gestão (institucionais e de negócios), que a levaram até onde se encontra que é como se adapta às macro tendências. A organização é responsável pelo seu macro ambiente que é influenciado e influenciador do seu microambiente. Estar sempre em pesquisa, em relação ao público envolvido no que diz respeito à satisfação, pode contribuir para o estabelecimento de prioridades empresariais, estimulando processos de motivação – qualidade e resultados. A análise permanente desses elementos-chave pode significar um diagnóstico mais próximo da realidade. As pessoas irão construir seus pareceres através dos veículos de comunicação, a partir de destaques e das repetições. Um veículo de grande impacto é a mídia, que apesar de ser convencionada como não formadora de opiniões, deve-se destacar que é um forte estímulo à forma como serão moldadas as impressões a respeito das organizações. Cabe à comunicação organizacional a interpretação dessa percepção externa, que manifesta a opinião sobre o que representa a organização em questão. Segundo Molotoch e Lester, há três agentes-chaves ligados à construção da notícia: promotores (promoters), aglutinadores (assemblers) e consumidores (consumers) e, desse grupo, composto pelos responsáveis em transformar os fatos da organização em notícia, resultarão as maneiras como a organização será exposta e percebida. As organizações, com suas transformações das últimas décadas, vivem em constante mutação à procura de aperfeiçoamento em um cenário de grande competitividade. Conclui-se que a comunicação organizacional é moldada por impulsos externos causadores de efeitos na vida das comunidades com as quais se relaciona, em especial a comunidade interna – os colaboradores. Dessa relação, é de esperar pontos positivos ou negativos à organização junto à população interna, e população consumidora, dependente em maior ou menor grau da vida da organização. Por esses fatores, pelos reflexos que a comunicação organizacional leva para a sociedade, pensar na necessidade de uma permanente pesquisa que foca nas causas e os efeitos dessa inter-relação com intuito de estimular os agentes gestores dessas instituições a avaliar os efeitos das atividades junto aos públicos de interesse.

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